quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Estou sentindo uma força pulsando em mim!

"Existe um princípio criativo e unificador para o qual se dirigem todas as criaturas vivas. Muitos o veneram como Deus. Eu o venero como o Deus que toda criatura humana é em sua Essência
(John Pierrakos, Core Energetics, Cap. 19, p. 216)


  • Abordagem que combina compreensão, dissolução de uma atitude de caráter e introdução de novos padrões de comportamento.   
  • Reconhecer, Respeitar e Energizar os traços negativos.
  • Encarar as partes negativas de minha personalidade com uma atitude de aceitação.
  • A vontade de amar como a base para a paz interior e contentamento, bem como para os relacionamentos afetivos duradouros. Em oposição à idéia de dar prioridade à busca do prazer, como fonte de satisfação, um prazer concebido como concentração de elevado nível de excitação seguida de intensa descarga dessa excitação.
  • "A terapia precisa esclarecer e explorar as crenças negativas subjacentes aos bloqueios corporais.” (J. Pierrakos).
  • A segunda emoção que afeta mais fortemente o campo energético humano é o ódio. Como você pode imaginar, a primeira é o amor.
  • Carregamos em nosso inconsciente um medo primitivo de que o ódio possa sobrepujar o amor e destruir tudo


  • Recortes da Monografia de Odila Weigand.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Xamanismo - O Animal de Poder

Para o Xamanismo os animais são símbolos que possuem características especiais a serem envocadas por nós humanos. O animal manifesta características que a pessoa necessita desenvolver. Segundo as escrituras os espíritos animais estão seguros numa espécie de consciência coletiva junto com a sabedoria de suas espécies. Em conseqüência, espíritos animais são excelentes professores, guias, auxiliares da humanidade.

"Se você falar com os animais, eles irão falar com você.

E assim, vocês conhecerão um ao outro.Se você não falar com eles, não os conhecerá...
...E aquilo que você não conhece, você teme.
... E aquilo que se teme, se destrói.”

O ano passado fiz meu primeiro trabalho Xamânico, lembro que após minha amiga tocar o tambor visualizei um cachorro, que me levou para dentro de uma caverna. Ele me conduzia a olhar para outro animal, mas não pude ir além disso.
Minha amiga disse que ás vezes um animal secundário auxilia a viagem, e não necessariamente este animal é o que no Xamanismo eles chamam de ' o seu Animal de Poder' ... Ela me perguntou se eu tinha lembrança de ter algum sonho recorrente com algum outro animal. No momento não me venho nada. 
Já se passaram quase um ano após este episódio, e ontem a noite sonhei com um leão triste dentro de um cercado. No sonho, repetidas vezes eu abria o portão, falava com o leão indagando-o porque estava triste e o deixava sair, advertindo-o a não assustar ninguém com sua força! Quando acordei lembrei que diversas vezes o leão apareceu nos meus sonhos.
A Simbologia do Leão
Poderoso, soberano, rei dos animais. Encarnação do Poder e da Sabedoria, por outro lado, o excesso de confiaça em si mesmo, soberano, que ofuscado pelo próprio poder, torna-se um tirano, crendo-se um protetor. Portanto, pode se tornar admirável, ou insuportável..
Fonte: Dicionário dos Símbolos
Para saber mais sobre como descobrir qual é o seu animal de Poder acesse o site xamanismo.com.br.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

2009 - Conviver

Investi muito em 2009 na convivência com os Amigos, Amor, Família e Trabalho!
Sempre fui muito autônoma e costumava fazer muitas coisas sozinha.
Funcionou. Compartilhar pontos de vista fizeram toda a diferença para mim.
Aprendi a delícia de estar em comunhão.

2009 foi..
O Noivado

Os Noivos
e as Amigas
...os encontros de Leitura em Voz alta nas Bibliotecas Municipais de SP

..foi fazer parte da Saúde Pública  - Hospital Municipal de Barueri

... foi namorar e poder contar, mas também é rir junto e se divertir a beça!     

...foi conviver com paciência e não abrir mão de posionamentos..

...foi saber me deixar ser presenteada!

...foi não deixar para depois!







... foi me reaproximar







..Conviver foi receber o novo com Amor!

Feliz 2010!
Obrigada a todos!

Afinal, para que serve a razão?


Comecei a indagar essa questão, pois sou uma pessoinha essencialmente racional. Vivo buscando verdades, confrontando dilemas, elaborando perguntas... Ás vezes cansa, confesso. Quando minha razão está excessivamente no comando costumo escutar uma música, tomar um banho, dançar ou simplismente ficar descalça.
Esssa estratégia me ajuda a remanejar essa função e ativar outras como a da sensação e a da emoção.
Um outro mecanismo importante para lidar com o excesso de razão é entender que esse mecanismo é limitado, coisas que acreditei piamente há anos atrás, já não tem mais a mesma força, ou a mesma convicção, no ato de assumir as limitações do meu conhecimento me precavejo das atitudes dogmáticas e individualistas.
A razão é uma função mental e está a serviço da constituição do eu diante dos outros. É através da razão que criamos direcionamentos, fundamentos, proteção e nos diferenciamos dos outros eus que nos circundam.
O legal do exercício da razão é cruzar os campos de verdades, é desprender-se dos objetos. Não que isso seja uma tarefa fácil para mim...
Termino com a frase de Goya para me despedir dessa breve reflexão:
" A imaginação abandonada pela razão produz montros impossíveis; unida ela é a mãe das artes e fonte de seus encantos".
Lindo, né?

Exagero de exames


Minha cachorrinha de 13 anos anda dando sinais típicos de velhice: displasia, glaucoma, cansaço, aumento cardíaco, entre outros.
Levei junto com a minha irmã a nossa companheira ao veterinário. Nos deparamos com mequetrefes e parnafenalhas para todos os gostos. É que com o  desenvolvimento da medicina é comum, entre alguns profissionais da saúde, certo exagero de exames e testes em detrimento da observação clínica.
Claro que devemos nos beneficiar destes avanços, mas existe uma decisão muito pessoal de até onde devemos intervir nos processos naturais instalados. Sempre paira no ar uma culpa por não optar em submeter o animal a todos os recursos de sobrevida, que ás vezes são invasivos e que tentam negar a morte, para parecer que temos o controle sobre a situação. A morte muitas vezes é encarada como algo que deve ser combatido a qualquer custo causando um stress desnecessário ao animal e áqueles que o acompanham. Um profissional ético e humanizado está a serviço desta discussão.Estamos cuidando da Brenda. Esse cuidar significa estar junto minimizando o seu sofrimento, tendo em vista de que saber morrer não é para qualquer um. 
Brenda nós amamos muito você.

Inhame


Para quem não simpatiza com aquele gostinho estranho do inhame e não quer abrir mão dos benefícios que ele traz, lá vai uma dica simples: costumo misturar o creme de inhame com outros ingredientes com um sabor mais marcante como nesta sopinha que fiz. Depois de cozinhar o inhame na panela de pressão por 8 minutos, adicionei batatinha-salsa, cebolinha, shoyo e gengibre.
Ficou uma dellícia!
Adoro o disparo dos encontros
as sensações nítidas, as opacas e as translúcidas sensações
vejo as fotografias cheia de gente
e saio da solidão entorpecente
faço guerra
faço força
voo para tão longe dos sentidos que ás vezes me perco.
Sou preguiça, sou porosa, obestinada, oscilante.
De manhã acordo vermelha
A tarde sou uma chachoeira berrante.
A noite escorrego atrevida. Me encho de coragem mas desisto antes de virar chuva.
E encho a minha vida de nuvens sem ter nenhum guarda-chuva na bolsa.